07/08/2013

Morando em outro País.

E aí Pessoal? Hoje vocês conheceram uma pessoa muito importante para mim. Podem passar os anos que forem, estará sempre ao meu lado, nossa sincronia será a mesma e teremos nosso jeitinho de irmã uma com a outra, isso jamais mudará. (fazendo suspense rs) Deixando o suspense de lado, essa pessoa especial se chama Alessandra e é minha amiga há 19 anos. Caminhamos juntas e escrevemos nossa história, uma do lado da outra. Claro, que como qualquer criança, tivemos nossas briguinhas, mas o sentimento falava mais alto e logo, estávamos ligando para a outra, onde passávamos horas, isso porque tínhamos nos visto a manhã inteira. Os anos passaram, pessoas se foram, mas a gente não se desgrudava. Tínhamos até um ritual de sexta-feira, o dia do pastel.... aiai temos tantas histórias que se eu contar todas fico aqui por horas e vocês acabam dormindo. Ao longo da vida, sempre nos aparecem obstáculos em que não esperamos passar, com nossa amizade não foi diferente. Certo dia, recebi a notícia que minha melhor amiga estava indo para o outro lado do mundo, literalmente, o Japão. Ficamos arrasadas, mas dávamos nosso jeito, conversávamos por cartas. (computador não era o forte da época) Passamos 7 anos separadas, mas nada rompeu nossa amizade, só fortaleceu. Agora que vocês já sabem um pouquinho da nossa história, vamos acompanhar nosso bate-papo de como foi essa experiência em outro país e conhecer um pouquinho do Japão? 

Foto: Reprodução
Como foi a decisão de morar em outro país?
- Bom na verdade a decisão foi tomada pelos meus pais na época, por vários motivos, financeiros e a vontade de conhecer o Japão falaram mais alto.

Quantos anos você tinha?
- Fui pra lá com 13 anos.

Como foi a sua preparação para essa experiência fora do Brasil?
- Na verdade foi um pouco corrido, ir atrás dos documentos, conseguir o visto e nos preparar para tudo, pois era a primeira vez que iríamos viajar para fora do Brasil.

Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou?
- O idioma, pelo fato de saber apenas as palavras bem básicas e não compreender o que os outros estão falando. E também os terremotos.

Qual foi a parte mais fácil - se teve?
- Educação, cultura.

Em todo esse tempo que morou no Japão, quais foram os acontecimentos que mais te marcaram?
- Terremotos, a pior sensação que pode existir no mundo. Conquistas: As viagens que fiz para fora do Japão, em outubro de 2009 para Cingapura e janeiro de 2010 para a China.

O que os estrangeiros pensam sobre os brasileiros?
- Alguns nos vêm de forma preconceituosa, infelizmente, porém os outros ficam espantados com a nossa simpatia, já que os japoneses são bem frios em relação as pessoas que não conhecem.

Como foi a recepção dos mesmos em relação a você?
- Em minha opinião fomos bem acolhidos pelos japoneses, muitos tentavam nos ajudar quando íamos comprar algo nas lojas de conveniências.

Você aprendeu a cozinhar algum prato típico?
- Sushi, vale? rs É aprendi em um curso de gastronomia que frequentei durante 1 ano. Após cursar gastronomia, resolvi fazer um blog voltado para a gastronomia e curiosidades sobre o Japão, acesse: alittleofjapan.blogspot.com / facebook.com/ReceitasDasChukus / Twitter: @alittleofjapan

 Em termos de horários, cultura... como funciona?
- Pontualidade, é incrível como lá no Japão as coisas realmente funcionam, se você bobear por causa de menos de 1 minuto você pode perder ônibus ou trem. Disciplina e Educação são as palavras que resumem a cultura japonesa.

O que você fazia para se diverti com seus amigos?
- Normalmente íamos para o cinema, game center, shopping e todas as vezes tínhamos que passar em um lugar para tirar o famoso "purikura" que são aquelas fotinhas adesivas que você consegue enfeitar, gastei horrores com aquilo rs...

Que atividade adotou e que são tipicamente japonesas?
- Tirar os sapatos antes de entrar em casa. Tem lugares que ainda faço isso.

Qual o balanço você faz do tempo que morou no Japão?
- Foi uma experiência e tanta, que levarei comigo para sempre.

O que mais te impressionou na diferença de rotina que passou a ter por lá?
- O trabalho por ser mais exaustivo do que aqui e pelo fato de falar praticamente 13 horas somente em japonês.

Que hábitos do Japão você gostaria que as cidades brasileiras também possuíssem?
- Sinceramente todos. RS Primeiramente a Educação em geral e Honestidade, pois um bom País se faz com pessoas educadas e honestas.

Que características do povo japonês você acha que adotou pra si?
- Os gestos, jeito de falar.

Quais as vantagens de se morar em outro país?
- Adquirir experiência, conhecer novas culturas, novos lugares e aprender novos idiomas.

Quais as desvantagens?
- Ficar longe da família e dos amigos.

Deu pra fazer tudo que queria desde que pisou pela primeira vez no Japão?
- não, infelizmente. Não escalei o Monte Fuji e nem pratiquei snowboard, o Japão é bem grande, há vários lugares lindos para conhecer, o duro é conseguir tempo para ir, porque dinheiro, você consegue.

Como pessoa e como profissional, quais foram as lições e o aprendizado que você adquiriu nesse período?
- Como pessoa, a educação e a disciplina deles me ajudaram a crescer bastante, e como profissional, ser padrão.

Você pretende novamente morar em outro país? Qual e por quê?
- Sim, ou voltarei para o Japão ou para Cingapura, pois, são os dois países que realmente conseguiu me encantar, pela cultura, tradição e pelo povo.

Como foi a decisão de voltar para o Brasil?
- De inicio iria voltar sozinha para ficar 6 meses para poder tirar a carteira de habilitação, porém, meus pais resolveram voltar junto e acabei ficando por aqui mesmo.

Depois de tanto tempo, o que estranhou... o que sente muita saudade?
- Dificuldade de se fazer tudo aqui no Brasil. E o que sinto falta? Praticidade, pontualidade e é claro das lojas de conveniências, das máquinas de suco, sorvete e cafés a cada esquina e andar sem nenhuma preocupação, paz, tranquilidade. Desculpa.. Sou suspeita em falar do Japão, por isso paro por aqui rs

Com essa experiência vivida por você, quais as orientações e dicas que você pode deixar para alguém que tem o desejo de morar e trabalhar em outro país?
- Planejar bastante, traçar uma meta e um objetivo a ser cumprido e não desviar dos mesmos no meio do caminho, lembre-se que você estará fora do seu país, por isso é sempre bom ter uma poupança, caso precise voltar de imediato.



Obrigada, Alessandra, por ter participado comigo desse bate papo tão legal aqui no Conta News. Foi bem divertido!

4 comentários:

  1. Magina eu que agradeço por tudo sempre <3

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Foi muito bom conhecer um pouquinho mais da Akemy! Eu a conheci pelo dihitt e estou adorando o seu blogue. Hoje ela me salvou! Estava sem inspiração para fazer a sobremesa para o dia dos pais e agora tenho um "Bolo pudim de chocolate"!
    Também morei alguns anos longe do Brasil e quando cá cheguei estranhei muito a nossa informalidade, que se traduz "desorganização". Mas enfim, aqui temos outras coisas que compensam... rs.
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem quem não goste dela, ela é muito simpática. Ah, muito obrigada, espero que continue acompanhando. Santa Akemy, salvando a todos com suas receitas hahaha Ah, imagino que a experiência seja incrível, mas deve assustar voltar para cá mesmo. rsrs
      beijo

      Excluir

comente!